FEG-Sustentável

O projeto FEG-Sustentável, ampliação do Ponto Iluminado, prevê a criação de um campus sustentável por meio da implementação de uma central de geração de energia solar fotovoltaica com tecnologia on-grid (ligada à rede), da modernização do sistema de iluminação do Campus e ações ligadas a gestão de resíduos sólidos e economia de água dentro da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

As diversas vertentes do projeto envolvem desde questões socioambientais, voltadas a campanhas de educação e conscientização sobre o uso racional de energia, sustentabilidade e seus impactos na saúde e cotidiano, bem como os aspectos econômicos envolvidos com a redução dos gastos na Universidade e um estudo detalhado para o aprimoramento das tecnologias envolvidas no projeto dentro da Unesp.

Gerando, assim, um ciclo virtuoso de gestão sustentável onde hoje há um ciclo vicioso de gastos desnecessários e deterioração do sistema como um todo da instituição.

Os benefícios do presente projeto incluem não apenas um retorno de mais de R$ 18 mil por mês, mas também a melhora no índice de reprodução de cor (IRC) em relação ao sistema atual, a redução em mais de 30 toneladas de CO2 nas emissões equivalentes da Faculdade, o estudo e aprimoramento, dos participantes da pesquisa, de uma tecnologia mundialmente tida como a mais limpa e a consequente conscientização sobre o uso racional de energia.

O Projeto de Pesquisa visa trazer visibilidade as questões relacionadas ao uso racional de energia e a sustentabilidade em diversos âmbitos não apenas para os estudantes do campus, bem como para toda a comunidade na qual está inserido.

Com sua equipe coordenada pelo Mestrando em Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Engenheiro Eletricista Thiago Matheus Martins de Moraes, orientada pelos Professores Doutores do Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Prof. Dr. José Feliciano Adami e Prof. Dr. Rubens Alves Dias, e composta pelo Doutorando da Faculdade de Ciências Medicas da UNICAMP, Felipe Fernandes Jacintho, pelos estudantes de Engenharia Elétrica da UNESP, Marcus Vinícius Simões e André Kakiuthi, e pela Engenheira Eletricista Gabriela Maia Camargo, o projeto FEG-Sustentável atingiu 12 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.


Acesse esta ideia: